DIDA - GOLEIRO INCRÍVEL


Dida um dos grandes goleiros que o Brasil ja teve, pela sua percepção embaixo das traves, e habilidade para fazer sua função, ótimo posicionamento e grande pegador de pênaltis. 

Em 1990, com 17 anos, Dida chegou na base do Cruzeiro de Arapiraca e dois anos depois ele chegou ao Vitória. Logo, foi titular da campanha da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 1993, quando também a chegada já fazia parte do elenco principal, sendo terceiro reserva. No mesmo ano ele assumiu a titularidade do time profissional e contribuiu para o vice-campeonato do Brasileirão. A campanha rendeu a Dida o prêmio de Bola de Prata da Revista Placar, sendo eleito o melhor goleiro do Campeonato Brasileiro.

Entretanto o goleiro se desloca para o futebol italiano que acontece em 1999, com o clube pagando R$ 5 milhões de reais ao Cruzeiro para concretizar a transferência e encerrar a situação nos tribunais. Porém como ele seria o terceiro reserva na Itália, a decisão foi de emprestar o jogador ao Corinthians, onde ele ganhou ainda mais notoriedade, principalmente por conta da sua qualidade como pegador de pênaltis.

No Corinthians ele se torna ídolo, teve duas passagens, ganhando quatro títulos, com destaque para o Campeonato Brasileiro 1999, Mundial de Clubes 2000, e Copa do Brasil 2002.

Após se destacar pelo Corinthians e ser convocado para disputar a Copa do Mundo em 2002 pela seleção brasileira, o goleiro retornou ao futebol italiano e iniciou de vez sua trajetória de sucesso no rubro-negro. Foram quase 10 anos na equipe, com oito títulos conquistados, entre eles duas edições da Champions League 2002-03 e 2006-07, além do Mundial de Clubes da Fifa 2007.

Na seleção brasileira Dida tem uma importância enorme também, onde desde 1993 já fazia parte das seleções de base do Brasil, atuando no Sub-20 até chegar à seleção principal em 1995. Nisso ele serviu a seleção canarinho até 2006 e participou do bronze olímpico em 1996, além de disputar três Copas do Mundo, sendo terceiro goleiro em 1998, reserva de Marcos em 2002 e titular no ano de 2006. Na seleção principal ele conquistou a Copa América 1999, Copa do Mundo 2002 e dois títulos da Copa das Confederações 1997 e 2005.

Por isso Dida é um dos grandes goleiros do Brasil na história e marcado pelos seus grandes feitos e qualidade embaixo das traves, um goleiro bem diferente dos demais.

Autor: Matheus Fernando de Morais 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BRYAN ROBSON - AUTOR DO GOL MAIS RÁPIDO EM COPA DO MUNDO!

FORTALEZA VENCE GRANDEMENTE O BOCA JUNIORS NA SULA!

VELO CLUBE NO PAULISTÃO APÓS 46 ANOS!