SÃO MARCOS
Marcos conhecido como "São Marcos" pelas suas grandes defesas e ser um excelente goleiro embaixo das traves, um grande ídolo do Palmeiras e também para a Seleção brasileira.
O goleiro começou no interior sem alarde para jogar no Sub-20 e ficou anos na reserva do time profissional antes de ter seus bons momentos em ascensão, e conduzir o Palmeiras ao inédito título da Libertadores de 1999 e representar o Verdão na conquista da Copa do Mundo de 2002. Logo, algo muito importante de Marcos foi seu amor pelo clube onde em tempos em que atuar na Europa virou quase uma obsessão dos jogadores brasileiros, os 20 anos de dedicação exclusiva ao clube de coração, o Palmeiras, fez dele o grande ídolo de uma geração, canonizado e reverenciado em procissão ao pendurar as luvas. Tornou-se o “São Marcos de Palestra Italia”.
Entretanto o jogador de Oriente-SP, chegou ao Palmeiras em 1992, trocado por alguns pares de chuteiras e luvas. Com poucos meses de casa, faturou o título paulista sub-20 e logo estreou pelo time principal, em 1992, com apenas 18 anos, em amistoso contra a Esportiva de Guaratinguetá vencido por 4 a 0 fora de casa. Depois dessa participação, Marcos só foi defender a equipe profissional novamente no dia 30 de março de 1996, também fora de casa, na vitória por 4 a 0 sobre o XV de Jaú, pelo Campeonato Paulista na ocasião, o já segundo goleiro do elenco substituiu Velloso nos minutos finais da partida.
Para o jogador, a sua verdadeira estreia pelo Palmeiras foi em 19 de maio de 1996, também pelo Campeonato Paulista, diante do Botafogo de Ribeirão Preto. A partida foi disputada no Palestra Itália e Marcos defendeu um pênalti logo em sua estreia como titular, garantindo mais uma vitória por 4 a 0. Naquele mesmo ano, o goleiro teve sua primeira sequência de jogos após uma contusão do titular, amigo e ídolo Velloso e foi até convocado para a Seleção Brasileira.
Por conseguinte, o goleiro titular do penta Campeonato Mundial para a seleção e grande vencedor para o Palmeiras é um goleiro histórico e marcado pelo seu amor deixado ao futebol e grande goleiro que foi embaixo das traves.
Autor: Matheus Fernando de Morais
Comentários
Postar um comentário