THIAGO SILVA - MONSTRO
Thiago Silva iniciou sua carreira no Rio Grande do Sul, passando pelo RS Futebol, de Paulo César Carpegiani, e pelo Juventude. Em sua infância ele passou por muitas dificuldades principalmente financeiras e também de ter que lidar com o separamento de seus pais em um momento difícil. Entretanto, o jogador com muita qualidade ja foi visto e ao se transferir para o futebol europeu, descobriu que tinha tuberculose e passou um longo período afastado dos gramados. Voltou ao Brasil em 2006, tornando-se ídolo do Fluminense.
Ele começou a jogar bola em uma escolinha de futebol que era um núcleo do Fluminense, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Ainda na adolescência se destacou pelo Barcelona-RJ e seguiu para o RS Futebol na posição de volante. Foi profissionalizado em 2001 e disputou a Terceira Divisão do campeonato Gaúcho. Graças à experiência foi convocado para as divisões de base da Seleção Brasileira.
Sem conseguir assinar um contrato com o seu time, lutou por uma vaga em clubes menores. Foi aos 20 anos que conseguiu integrar o elenco do Juventude, do Rio Grande do Sul. Vestindo a camisa do clube, teve a chance de disputar o Campeonato Brasileiro de 2004 e ganhar destaque.
O bom desempenho em campo rendeu ao jogador a transferência para o FC Porto, de Portugal. No país, porém, ele sofreu algumas lesões e desenvolveu problemas de saúde devido ao forte frio. Na época, o clube emprestou o zagueiro para o Dínamo de Moscou. Na Rússia, Thiago Silva também sentiu dificuldades em se manter fisicamente bem com o agravamento dos problemas respiratórios. Em 2005 o atleta foi vítima de tuberculose teve poucas chances de atuar.
Dessa forma, graças aos obstáculos que surgiram no caminho que ele realizou o sonho de vestir a camisa do Fluminense, em 2006, conquistando a torcida com grandes desempenhos nos jogos. Apelidado de Monstro, foi campeão da Copa do Brasil em 2007 e vice-campeão da Copa Libertadores em 2008, antes de assinar com o Milan. Na Itália, foi campeão na temporada de 2010/2011 e vice no ano seguinte. Se consolidou como um dos melhores do mundo em sua posição. Desde 2012 joga no Paris Saint-German, na França.
Thiago Silva foi escalado pelo técnico Luiz Felipe Scolari para jogar na Seleção Brasileira na Copa das Confederações, em 2013, e na Copa do Mundo de 2014, assumindo a faixa de capitão, assim como no clube francês.
Portanto, Thiago Silva é um zagueiro de excelente técnica e noção de sua posição, impressionante ver ele fazer com alto nível mesmo no auge de sua idade e já fazer isso á um bom tempo, um monstro na zaga.
Autor: Matheus Fernando de Morais
Comentários
Postar um comentário