SAÚDE MENTAL FAZ DIFERENÇA NO FUTEBOL?
A saúde mental dos jogadores de futebol, se tornou um tema importante segundo os jogadores e treinadores, para o futebol atual. Nos últimos meses, atletas da seleção brasileira, como o atacante Richarlison, e ex-jogadores, como Ronaldo Fenômeno, destacaram a importância do trabalho de psicólogos em suas vidas e carreiras. Os dois retratam o quanto esse contato afeta dentro de campo no bom desempenho deles, pela alta cobrança dos mesmos para escutar seu trabalho e para lidar com frustrações, como lesões, o caso de Ronaldo, ou frustrações e derrotas como o caso de Richarlison.
Além de atendimentos particulares, esses profissionais atuam como parte integrante da comissão técnica de clubes. Entre as 20 equipes da Série A do Brasileirão, 12 têm profissionais contratados nessa área. O Cruzeiro e o São Paulo têm departamento, porém buscam um novo profissional.
A presença de profissionais deste setor em comissões técnicas é um fenômeno relativamente recente e não tão comum.
Entre os clubes que não possuem um psicólogo contratado para a comissão técnica, existem diferentes procedimentos para ajudar a cuidar da saúde mental dos atletas.
Autor: Matheus Morais
Comentários
Postar um comentário