MARTA - RAINHA DO FUTEBOL
Marta, a rainha do futebol, uma jogadora ícone para a história do futebol, que alavancou e trouxe muito prestigio ao Brasil e nos mostrou ser uma excelente jogadora, e o mais importante trouxe voz e uma segurança maior para todas mulheres jogarem futebol e estarem no esporte, algo que com certeza sempre foi uma luta enorme para conseguir.
A jogadora obtém interesse pelo futebol nos primeiros anos de vida, ainda criança, ela gostava de jogar com os garotos, no interior de Alagoas. Uma jovem que tinha dificuldades e tinha de trabalhar para ajudar sua família com as verbas em casa. Sempre era a única menina no grupo, pois, em uma época em que o preconceito ainda era muito grande em torno das mulheres no esporte, Marta ignora as críticas e discriminação das pessoas em volta e vai em busca do sonho de ser jogadora de futebol.
De certo modo, a jogadora possuía um diferencial, ela era uma jogadora diferente e mostrava isso quando estava jogando com os meninos, porém por conta desse fator ocorre má conduta deles tentando fazer faltas duras na jogadora, o que acaba afastando a craque do futebol. Logo, Marta não desiste do seu sonho, treina mais e consegue contrato com o Vasco após se destacar com apenas um treino e passa por diversos clubes, apresentando longevidade e constância no futebol.
Podemos diser que seus maiores feitos é de conquistas 6 vezes a bola de ouro, (Melhor jogadora do ano eleita pela UEFA) eleita 5 vezes por sequência de 2006 a 2010, maior artilheira em Copas do Mundo, a primeira atleta a marcar gols em cinco edições diferentes da Copa do Mundo, entre outtros.
Portanto, a rainha do futebol merece ser respeitada por tudo que construiu todavia ao esporte e todas as condições possíveis que ela estabelece ao nosso País, acredito que muitas mulheres e meninas brasileiras que nascem amando futebol e levam isso para sua vida têm como espelho a Marta, atleta foi extramamente importante para tornar o que é hoje o futebol feminino.
Autor: Matheus Fernando de Morais
Comentários
Postar um comentário