CENIRA - PRIMEIRA CAPITÃ DA SELEÇÃO BRASILEIRA!


Cenira, a primeira capitã da seleção brasileira de futebol feminino em Copas do mundo, que carregou a faixa em 1991 e 1995, por duas copas para a seleção brasileira de futebol, e que hoje vende pães e também cartão de ônibus.

A relação de Cenira com o futebol começou quando ela tinha sete anos de idade e morava em Niterói (RJ), Estado de nascimento. Ela lembra que sempre observava os primos chutando bola na rua e, certo dia, pediu pra jogar. De pronto, recebeu a resposta: “mas você nem sabe jogar”. Pela insistência, conseguiu entrar na partida e surpreendeu.

Com isso Cenira conseguiu após muita luta, desaprovação de todos até de seus pais para jogar futebol ser aprovada e jogar pelo Esporte Clube Radar, do Rio de Janeiro, time que serviu como base para a formação da Seleção das pioneiras. A meio-campista camisa 8 lembra que a equipe era uma das mais temidas daquele período e foi montada por atletas que não passaram por peneira nem nada, mas que carregavam disposição e amor pelo esporte.

Ainda na adolescência, Cenira teve passagens rápidas pelas equipes do Flamengo e Madureira, mas foi no futebol de areia do Leminho que a lançou para o mundo. Em 1982, foi artilheira do time e, inclusive, contribuiu para tirar a invencibilidade do tão temido Radar.

Portanto, hoje mesmo tendo esse marco histórico poucos lembram dela, onde tal jogadora vive fora dos holofotes mas que teve importância gigantesca para que o futebol feminino fosse o que é hoje, que foi proibido em 1941 e só voltou em 1980, e ela teve gigante importância para que ele consiga ser o que é hoje.

Autor: Matheus Fernando de Morais 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BRYAN ROBSON - AUTOR DO GOL MAIS RÁPIDO EM COPA DO MUNDO!

FORTALEZA VENCE GRANDEMENTE O BOCA JUNIORS NA SULA!

VELO CLUBE NO PAULISTÃO APÓS 46 ANOS!