JOAQUIM LOW - CAMPEÃO MUNDIAL DIGNO COM A ALEMANHA!
Low deu início à sua carreira como técnico da categoria de base do FC Winterthur enquanto ainda jogava. Na temporada 1994-95, foi jogador e treinador do seu último clube, FC Frauenfeld. Em 1996, voltou ao futebol alemão para ser auxiliar técnico do Stuttgart, mas na temporada seguinte foi promovido como treinador principal, onde ficou até 1998. Com o clube, conquistou a Copa da Alemanha em 1997.
Entretanto se encaminhou ao futebol turco para treinar o Fenerbahçe, mas ficou por apenas uma temporada. Ademais, treinou seu antigo clube, Karlsruher, contudo foi demitido pouco tempo depois. Teve uma rápida passagem de três meses pela equipe turca Adanaspor em 2001, e assumiu o Tirol Innsbruck, clube da Áustria, em outubro do mesmo ano, conquistando o Campeonato Austríaco.
O treinador então assumiu o comando da Seleção da Alemanha em 2006, onde conseguiu a classificação para a Eurocopa de 2008 e levou a equipe até à final, mas acabou perdendo para a Espanha. Dessa forma, convocou atletas jovens e talentosos que, na Copa do Mundo de 2010, fizeram boa campanha e, mais uma vez chegaram à final, mas perderam para a Espanha. Na Eurocopa de 2012, a Seleção da Alemanha foi eliminada pela Itália na semifinal da competição.
Durante as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2014, a seleção se qualificou de forma invicta. O esforço de Joachim Low e sua equipe nas últimas temporadas fizeram com que a Seleção da Alemanha fosse campeã do Mundial de 2014. Low foi eleito Treinador de Futebol do Ano na Alemanha e Treinador do Ano da FIFA naquele ano, e além disso quebrou certo paradigma dos torcedores da Alemanha que acreditavam que os títulos de 1954, 1974 e 1990 não tinham sido de merecimento de fato da seleção, já esse de 2014 com uma emblemática goleada na maior seleção do mundo que é o Brasil em sua casa na semifinal, deixou claro o trabalho e por que a equipe mereceu ser campeã.
Autor: Matheus Fernando de Morais
Comentários
Postar um comentário