VICENTE FEOLA - PRIMEIRO TREINADOR CAMPEÃO MUNDIAL COM O BRASIL!



Vicente Feola eternizado como o primeiro técnico campeão mundial com a seleção brasileira, mas não só por isso. Logo, era um homem que obtinha dificuldades, a obesidade era uma delas, onde ele cochilava durante algumas partidas. Todavia, ele foi um dos grandes técnicos da história do futebol brasileiro, com passagem marcante no São Paulo. 

Feola foi um técnico mais que respeitável no futebol brasileiro por seus feitos. O treinador tinha métodos avançados demais para a época. Entretanto, suas ações eram incríveis, mudou o posicionamento de Zagallo na seleção e bateu pé firme para João Havelange deixá-lo convocar o jovem Pelé para a Copa de 1958. Pelé estava lesionado, mas foi levado por Feola e se tornou o grande nome daquela Copa.

O técnico tinha excelente gosto para jogadores, por sinal. Além de ter sido importante para o sucesso de Pelé na Copa de 58, confiando um lugar entre os titulares ao jovem de 17 anos, foi o responsável por levar Leônidas da Silva do Flamengo para o São Paulo na década de 1940. 

No Tricolor, Feola era essencial, o contratado participou de diversas atividades, como funcionário administrativo por exemplo, mas no comando da equipe realmente foi onde assumiu por diversas vezes o comando técnico da equipe. Foram oito passagens no comando do São Paulo como treinador. Segundo as contas do clube, foram 532 partidas de Feola no banco são-paulino, desde 1937 até 1965. 

Foi na seleção brasileira em que o técnico se destacou, Feola fez mudanças importantes na seleção. Usou Zagallo na ponta esquerda como ponto de equilíbrio, pela capacidade do jogador do Flamengo em recompor na marcação para dar liberdade a Mané Garrincha do outro lado. E deixou Pelé brilhar ao lado de Mané. 

Feola seria o treinador da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1962, mas uma doença o impediu de comandar o time naquele ano. Entre uma passagem e outra pelo São Paulo, e uma experiência no Boca Juniors, da Argentina, o treinador voltou a comandar o Brasil em 1966, na Inglaterra, mas o time acabou decepcionando em campanha abaixo do esperado.  

Portanto, um treinador muito importante para a história da seleção brasileira e que por conta de suas decisões muitas coisas aconteceram na história do futebol brasileiro.

Autor: Matheus Fernando de Morais 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BRYAN ROBSON - AUTOR DO GOL MAIS RÁPIDO EM COPA DO MUNDO!

FORTALEZA VENCE GRANDEMENTE O BOCA JUNIORS NA SULA!

VELO CLUBE NO PAULISTÃO APÓS 46 ANOS!